Secretaria de Cultura
São João do Gurutuba 2016: Últimos detalhes sendo finalizados para a maior festa popular de Guanambi.
06/06/2016

Com início na próxima semana, os últimos detalhes estão sendo finalizados para iniciar o São João do Gurutuba, a  maior festa popular de Guanambi, que será realizado de 14 à 19/06, na Praça do Feijão, local onde as famílias irão se encontrar para celebrar a festa mais tradicional da região nordeste. Na última semana, a afiliada da Rede Globo na região, a equipe da TV Sudoeste gravou reportagem na praça, destacando a ornamentação e as atrações da grande festa. Como no ano passado, o festejo entrou na programação da TV Globo Bahia, que cobrirá o evento para todo o estado.

Nomes como Edigar Mão Branca, Mastruz com Leite, Targino Gondim, Gigantes do Brasil e diversos artistas da terra, compõem a grade musical, que foi cuidadosamente elaborada. Sucesso em toda a região nos últimos anos, o São João de Guanambi será uma verdadeira festa do povo na praça, e deverá reunir mais de 50 mil pessoas nos seus sete dias, já que 13/06, com a estrutura da praça pronta, a Banda Anjos de Resgate encerrará a Trezena de Santo Antônio, evento realizado em parceria com a Paróquia de Santo Antônio.

Coordenando toda a organização, a primeira-dama Jaylma Fernandes, junto com a equipe de trabalhadores ajustam os últimos acabamentos da praça. “Esta festa também tem o seu caráter social, onde 11 (onze) entidades assistenciais irão receber toda estrutura pronta, com barracas que servirão comidas típicas, para angariar fundos para a manutenção de vários projetos na cidade”.

Já foi finalizado também os stands das rádios que cobrirão a festa, o lado do stand da Prefeitura de Guanambi, as emissoras Cidade 104 Fm, Alvorada Am, 106 Fm e 96 Fm estarão presente. “Desde a última semana já finalizamos os stands, agora as rádios farão a sua ornamentação personalizada, ano passado, cada emissora trouxe uma novidade, na área de tecnologia, promovendo eventos, etc., e com certeza este ano não será diferente”, frisou João Roberto, assessor de Imprensa da prefeitura.

Como no ano passado, os shows começarão mais cedo.

“Com muitas atrações musicais de qualidade, como os nossos artistas locais e bandas de renome nacional, este ano teremos uma economia de mais de 35% do investimento nos festejos juninos, comparados ao ano passado, com a criatividade no reaproveitamento do material de ornamentação, mas sem perder o brilho e o acabamento da festa, os shows começarão cedo, justamente por ser uma festa para as famílias”, destacou Jaylma.

Estrutura de segurança

Uma grande estrutura de segurança já está planejada para propiciar muita paz a todos os frequentadores da Praça do Feijão, mais uma vez, uma central de monitoramento em vídeo será instalada, onde acompanharão em tempo real toda a movimentação do público. Dezenas de homens da Polícia Militar estarão posicionados estrategicamente no circuito da festa. Na última semana, representantes da Prefeitura de Guanambi se reuniram mais uma vez com o comando do 17º Batalhão de Polícia Militar, onde fecharam os últimos detalhes do planejamento.

Mega estrutura de som, palco e luz.

A festa receberá uma grande estrutura de som, iluminação e palco, além de sistema de grupo gerador.  “Tudo está sendo cuidadosamente organizado para receber as famílias de Guanambi e região”, salienta Gean Oliveira, responsável pela divisão de eventos da Prefeitura de Guanambi.