PREFEITURA INAUGURA ACADEMIA DA SAÚDE NO PARQUE DA CIDADE
18/12/2014

A Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Governo Federal inaugurou na tarde desta quarta-feira (17/12), a Academia da Saúde no Parque da Cidade. O novo instrumento público é parte integrante da atenção básica, compondo mais um ponto de atenção à saúde, promovendo diversas atividades, garantindo qualidade de vida. Para o Prefeito Charles Fernandes, a Academia da Saúde será um importante espaço para a promoção da saúde dos guanambienses e, a sua construção, além de oferecer infraestrutura e equipamentos, deve articular práticas que promovam modos de vida saudáveis, ampliando o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde, “esta obra é mais um fruto da parceria com o Governo Federal, nos próximos dias, estaremos anunciando novas obras que irão beneficiar a nossa população no âmbito da saúde”, frisou.

O Secretário de Planejamento Jairo Magalhães, de Governo Walguimar Cotrim e o vereador Vitor Bonfim destacaram a importância social da obra. Representando a Uneb, a professora Mariângela Ribeiro enfatizou que o local será de grande utilidade para a inclusão esportiva e prática de vida saudável. Já o Secretário Municipal de Saúde, Manoel Paulo Fraga Rodrigues, registrou a proveitosa parceria com a Uneb e a Faculdade Guanambi, que dará suporte à academia com os profissionais e estudantes do curso de Educação Física e Nutrição, “para os idosos, a academia oferecerá equipamentos externos que utilizam o peso relativo para aumentar e manter a massa muscular, melhorando o equilíbrio, prevenindo quedas e promovendo a manutenção da capacidade funcional, tudo acompanhado por profissionais capacitados”, explicou. > Academia da Saúde A Academia da Saúde é um espaço público onde o cidadão irá ter acesso á aulas de dança, musculação, alongamentos e ginástica, além de atividades de educação alimentar. Os hipertensos, diabéticos, gestantes, pessoas com sobrepeso, crianças, adolescentes e idosos serão beneficiados preferencialmente.

O Programa Academia da Saúde visa a contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local; além de práticas artísticas e culturais (teatro, música, pintura e artesanato). Seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da solenidade de inauguração, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, vereadores, secretários municipais, muitos populares, praticantes de atividades físicas e frequentadores do Parque da Cidade.

Autor: Ascom/PMG