Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
PALESTRA COM METEOROLOGISTA DO CANAL RURAL FEZ PROJEÇÃO PARA O REGIME DE CHUVAS EM GUANAMBI E REGIÃO
28/08/2015

Com auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi completamente lotado, o Dr. Paulo Etchichury, renomado Meteorologista e diretor do Instituto  Somar e da Sociedade Brasileira de Meteorologia palestrou para mais de duas centenas de agricultores, empresários e empreendedores na noite desta quinta-feira (27/08).

Siga link do Google drive e baixe os slides da palestra: http://bit.ly/1NXU6GX

O prefeito Charles Fernandes fez a abertura do evento, dando as boas vindas e falando da importância da palestra, “ano passado, com as previsões que tivemos, antecipamos a limpeza de canais, desobstrução de manilhas de escoamento e a drenagem de pontos críticos, esta palestra faz parte de planejamento, e por isso, fazemos questão de compartilhar com a comunidade estas valiosas informações”, disse o prefeito.

O produtor e empresário Luiz Carlos Fernandes, parceiro da prefeitura no evento, também frisou da importância do momento, com uma das maiores autoridades nacionais sobre clima. O produtor também traçou um panorama atual do mercado nacional e internacional de grãos.

Após as falas iniciais, Dr. Paulo  delineou a palestra abordando dados, gráficos e informações climáticas que ajudaram a explicar aos presentes, de forma sintética, a abordagem cientifica sobre os fenômenos que iriam incidir sobre o próximo regime de chuvas em Guanambi e região sudoeste com projeções para a safra de verão 2015/2016.

Segundo o meteorologista, este ano, teremos incidência do fenômeno conhecido como “el niño”, e com um padrão climático semelhante aos anos de 2009/2010, com regime de chuvas iniciando na primeira quinzena de novembro, com incidência irregular entre janeiro e fevereiro, com precipitação pluviométrica expirando mais cedo, em meados de março de 2016, em suma, possivelmente, sem regimes longos de chuvas.

Siga o link abaixo e ouça a entrevista com Dr. Paulo Etchichury, onde sintetiza as previsões para Guanambi e região: