Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    Fixo: (77) 3452-4306

  • E-mail

    assessoriapmg@hotmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 07:00 às 13:00

    Praça Henrique Pereira Donato, 90 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Educação
IDEB DE GUANAMBI AVANÇA A CADA ANO
22/09/2014

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado no início deste mês de  setembro, certificou mais uma vez o trabalho desenvolvido pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Guanambi.

Mesmo reconhecendo que o trabalho educacional não pode ser referendado apenas por este indicador, afinal, muitos são os fatores que devem ser considerados para além dessa avaliação, é inegável que o IDEB tornou-se um parâmetro de qualidade na educação e ainda um instrumento de diálogo que aproxima a escola da sua comunidade e das esferas administrativas.

Ao analisarmos os resultados, percebemos que a Rede Municipal vem aumentando os seus índices desde 2005, ano em que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) iniciou a avaliação da qualidade da educação brasileira.

Em 2013, os índices mantiveram a tendência de crescimento: de 4.4 em 2011 para 4.5 em 2013 no primeiro segmento do Ensino Fundamental e de 3.8 em 2011 para 4.1 em 2013 no segundo segmento do Ensino Fundamental.

Entre as escolas da Rede avaliadas, muitas apresentaram excelentes resultados, alcançando as metas projetadas para 2017 e até 2021. No entanto, o olhar mais atento da Secretaria de Educação foi lançado para aquelas que não alcançaram as metas projetadas, ou mesmo retrocederam em seus índices.

“Em toda e qualquer avaliação erros e acertos devem ser considerados na mesma medida pelo avaliador e em alguns momentos os erros nos dizem mais do que os acertos. Eles nos indicam que rotas precisam ser traçadas para novas direções e nos chamam a refletir, em equipe, dialogar em busca de soluções para problemas ou mesmo renovar forças para continuar caminhadas”, ressaltou a secretária Maristela Cavalcante, sobre os dados divulgados.

“O sucesso alcançado pelas nossas escolas sem dúvida tem no quadro de professores seu maior crédito, no entanto, é inegável que a melhoria na estrutura física nas escolas, as novas possibilidades de atendimento ao aluno, oferecidos pelo programa Mais Educação e os intensos investimentos em formação de professores, colaboraram para os avanços significativos percebidos”, afirmou o prefeito Charles Fernandes.

“Temos bons motivos para comemorar e muitos outros para continuarmos trabalhando, afinal, para construirmos a educação que projetamos muito ainda precisa ser feito. Uma longa estrada se descortina no horizonte”, destacou o Diretor do Departamento de Ensino, Welton Castro.



Autor: Ascom

Mais Notícias

ANTERIOR

Página 1 de 184   |   1840 Registro(s) encontrado(s)

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito