Guanambi realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social e discutiu politicas públicas para o setor
01/08/2017

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Guanambi cumpriu o seu propósito e reuniu na última quinta e sexta-feira (27 e 28 de julho), governo, usuários e sociedade civil para definir as propostas que serão levadas à Conferência Estadual, no mês de novembro. Na ocasião, também foram eleitos os delegados que farão esta representação:
Poder Público – titulares: Ana Flávia Barros do Rêgo e Janaina Bonfim Fernandes e suplentes, Roseli Mendes dos Santos e Joelma Carvalho Xavier;
Sociedade Civil – titulares: José Humberto da Silva Teixeira e Mariana Rosineide Moreira da Silva e suplentes, Roberto Souza Fernandes e Lucineide Vieira dos Santos.

Durante a manhã a Assistente Social Técnica do CEAS Elizabete Souza Andrade, discursou sobre o tema: "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS", e elogiou a gestão municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, abriu espaço para a realização da conferência, oportunizando um diálogo amplo e aberto acerca das dificuldades que o município enfrenta.

Em sua participação na Conferência Municipal, o prefeito Jairo Magalhães reforçou o comprometimento com políticas públicas voltadas para a assistência social, bem como a importância dos espaços de controle social (Conferências e Conselhos) que são fóruns privilegiados para analisar, discutir, propor e deliberar em defesa da seguridade social e da política de assistência social.

Entre as propostas que serão encaminhadas ao prefeito municipal, estão: Garantir um Programa de Valorização dos profissionais do SUAS – melhores salários, concursos públicos, promoção de capacitação, o que implica na formulação de uma política de qualificação continuada e permanente para profissionais e gestores; Implantação de ouvidoria da Política Municipal de Assistência Social, ampliar a equipe para o acompanhamento das famílias do CadÚnico; aumentar o quantitativo de CRAS, Garantir o percentual de valor mínimo de 6%  para o financiamento específico da assistência social; dentre outras.

Estiveram presentes: como representante do Legislativo Municipal, o vereador Fabrício Lopes, o Secretário Municipal de Assistência Social Francisco Donato, representante do Conselho Estadual de Assistência Social, a assistente social Elizabete Souza Andrade, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maristela Calazans; representante dos trabalhadores do SUAS Elizete Nogueira Sena representante de usuários do SUAS, Mariana Rosineide Moreira da Silva.

Autor: