Guanambi participou da Campanha: 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Secretaria de Assistência Social

Terça-Feira, 27 de Junho de 2017

Guanambi participou da Campanha: 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
#chegadetrabalhoinfantil, esse foi o tema da campanha do Dia 12 de Junho, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi, em parceira com representantes do GTI (Grupo de Trabalho de Intersetorial) visando colaborar com processos de reflexão e contribuir na elaboração e efetivação de políticas públicas de prevenção e erradicação do trabalho infantil, além de orientar sobre a importância da contratação de jovens e adolescentes, na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Neste mês está sendo cumprida uma série atividades de mobilização da população sobre essa problemática, como palestras, panfletagens e entrevistas com o objetivo de realizar um trabalho conjunto de sensibilização, prevenção e combate a prática ilegal do Trabalho Infantil.

Na manhã do dia 12 de junho, representantes de diferentes setores, estarão na feira livre para divulgar, explicar a proposta da campanha e esclarecer sobre os malefícios do trabalho na infância. Neste mesmo dia, entre 19h e 21h, será montada uma Barraca na Praça da Igreja Matriz (por ocasião da Trezena de Santo Antônio), com panfletagem educativa e distribuição da revista: Trabalho Infantil Rouba a infância.

Na noite do dia 16 de junho, a Campanha também vai marcar presença no tradicional Festejo Junino Guanambi, na Praça Henrique Pereira Donato, para divulgação, esclarecimentos e panfletagem educativa.

“o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o símbolo da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo, representa movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para prevenção e erradicação do trabalho infantil. É também um elemento lúdico e de alegria, que deve estar sempre presente na vida das crianças.”

 O trabalho infantil

O trabalho infantil é uma violação dos direitos da criança e do adolescente fruto da cultura que valoriza o trabalho como forma de educar sem levar em consideração os prejuízos que isso pode causar ao desenvolvimento. Soma-se a isso a falsa visão de que o trabalho precoce prepara a criança para o futuro e a torna mais responsável, além da dificuldade financeira de muitas famílias que contam com a participação dos filhos no orçamento familiar.

Portanto, para o enfrentamento da questão é necessário um conjunto de intervenções que vão desde a sensibilização e conscientização da família e da sociedade sobre as consequências do trabalho para a vida desses pequenos trabalhadores, até iniciativas que garantam melhores condições de renda às suas famílias.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias

Prefeitura Municipal de Guanambi - Bahia

Contato

© Prefeitura Municipal de Guanambi - Bahia
Gestão 2017-2020 | Todos os direitos reservados