Central de Marcação

Terça, 17 de Setembro de 2013

Secretaria de Saúde

A Central de Regulação de Exames e Procedimentos do Município de Guanambi situa-se em prédio próprio, reformado e ampliado, localizada na Rua Alto da Boa Vista, S/N, Centro. A instituição agrega em uma mesma estrutura o serviço de regulação, marcação, avaliação, controle, auditoria e setor de cadastro do cartão SUS. Além de atender 43 municípios da região trabalhando os procedimentos da tabela do SUS por abrangência e referência.

 

A organização dos serviços ocorre através do Sistema de Regulação, o qual se processa por via on-line. Onde a porta de entrada ocorre nas Unidades Básicas de Saúde. Esse processo ocorre através das informações contidas nos encaminhamentos, que são avaliadas individualmente pelos profissionais reguladores dessa Central, com o objetivo de classificar os riscos e priorizar os atendimentos de acordo com a necessidade em saúde de cada paciente. É importante ressaltar que a priorização do atendimento depende da qualidade das informações clínicas fornecidas previamente pelos profissionais da rede. Assim, após avaliação das solicitações, é feita uma triagem, onde são priorizados os casos classificados como urgentes e liberada marcação do procedimento solicitado. Enquanto que, aos municípios pactuados, são disponibilizados cotas conforme combinação no ato da pactuação. 

 

O usuário é considerado o centro do sistema de saúde, e diante disso a Central de Regulação, busca garantir a comunicação junto às unidades de referências, com intuito de agilizar e racionalizar o atendimento na busca da qualidade da atenção dos serviços de saúde, o que torna fundamental a criação de normas e mecanismos de avaliação e controle da qualidade assistencial.

 

A instituição disponibiliza consultas e exames de média e alta complexidade, sendo os exames de média complexidade marcados diretamente na unidade de saúde através de sistema web, autorizados pela regulação, e os exames de alta complexidade são autorizados diretamente na Central. Isso ocorre através do processo regulatório, recebendo as solicitações de atendimento, processando, avaliando, e priorizando o atendimento de acordo a necessidade da saúde do paciente, a fim de garantir os princípios do SUS, de integralidade, e equidade, além procurar trabalhar de forma humanizada.

 

Para atendimento da demanda e realização dos procedimentos disponibilizados a Central de Regulação conta com uma equipe formada por 19 profissionais, sendo: 01 enfermeira coordenadora e reguladora, 01 técnico auditor, 01 médica auditora, 03 agentes administrativos, 06 marcadoras/reguladoras, 01 recepcionista, 02 coordenadoras técnicas, 02 agentes administrativos para cadastro do cartão SUS, 01 motoboy, 01 agente de serviço geral.

 

Dentre as ações realizadas pela instituição pode-se destacar:

 

 Devido ao desequilíbrio existente entre oferta e demanda, alguns serviços acabam por ficar em fila de espera, levando tempo considerável para serem marcados.

 

Vale ressaltar, que mesmo apresentando dificuldades, foram agendadas no período de Janeiro a Setembro de 2017, 264.900 procedimentos e consultas de media complexidade, e 58.220 procedimentos de alta complexidade. A Central de Marcação e Regulação do Município de Guanambi, busca a cada dia acolher a polução e municípios pactuados com empenho e dedicação.