Atenção Básica

Terça, 17 de Setembro de 2013

Secretaria de Saúde

CENTRAL DE REGULAÇÃO

 

 

A Central de Regulação de Exames e Procedimentos do Município de Guanambi situa-se em prédio próprio, reformado e ampliado, localizada na Rua Alto da Boa Vista, S/N, Centro. A instituição agrega em uma mesma estrutura o serviço de regulação, marcação, avaliação, controle, auditoria e setor de cadastro do cartão SUS. Além de atender 43 municípios da região trabalhando os procedimentos da tabela do SUS por abrangência e referência.

A organização dos serviços ocorre através do Sistema de Regulação, o qual se processa por via on-line. Onde a porta de entrada ocorre nas Unidades Básicas de Saúde. Esse processo ocorre através das informações contidas nos encaminhamentos, que são avaliadas individualmente pelos profissionais reguladores dessa Central, com o objetivo de classificar os riscos e priorizar os atendimentos de acordo com a necessidade em saúde de cada paciente. É importante ressaltar que a priorização do atendimento depende da qualidade das informações clínicas fornecidas previamente pelos profissionais da rede. Assim, após avaliação das solicitações, é feita uma triagem, onde são priorizados os casos classificados como urgentes e liberada marcação do procedimento solicitado. Enquanto que, aos municípios pactuados, são disponibilizados cotas conforme combinação no ato da pactuação. 

O usuário é considerado o centro do sistema de saúde, e diante disso a Central de Regulação, busca garantir a comunicação junto às unidades de referências, com intuito de agilizar e racionalizar o atendimento na busca da qualidade da atenção dos serviços de saúde, o que torna fundamental a criação de normas e mecanismos de avaliação e controle da qualidade assistencial.

            A instituição disponibiliza consultas e exames de média e alta complexidade, sendo os exames de média complexidade marcados diretamente na unidade de saúde através de sistema web, autorizados pela regulação, e os exames de alta complexidade são autorizados diretamente na Central. Isso ocorre através do processo regulatório, recebendo as solicitações de atendimento, processando, avaliando, e priorizando o atendimento de acordo a necessidade da saúde do paciente, a fim de garantir os princípios do SUS, de integralidade, e equidade, além procurar trabalhar de forma humanizada.

Para atendimento da demanda e realização dos procedimentos disponibilizados a Central de Regulação conta com uma equipe formada por 19 profissionais, sendo: 01 enfermeira coordenadora e reguladora, 01 técnico auditor, 01 médica auditora, 03 agentes administrativos, 06 marcadoras/reguladoras, 01 recepcionista, 02 coordenadoras técnicas, 02 agentes administrativos para cadastro do cartão SUS, 01 motoboy, 01 agente de serviço geral.

Dentre as ações realizadas pela instituição pode-se destacar:

 

Devido ao desequilíbrio existente entre oferta e demanda, alguns serviços acabam por ficar em fila de espera, levando tempo considerável para serem marcados.

Vale ressaltar, que mesmo apresentando dificuldades, foram agendadas no período de Janeiro a Setembro de 2017, 264.900 procedimentos e consultas de media complexidade, e 58.220 procedimentos de alta complexidade.

 

PERÍODO JAN/SET 2017

PROCEDIMENTO

QTDADE

GLAUCOMA

10.976

CIRURGIA ELETIVA

1.634

LITOTRIPSIA

35

HEMODIALISE

43.200

CATARATA

191

TOMOGRAFIA

1.595

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

589

               Procedimentos alta complexidade realizados pela Centra de Regulação no

               período de jan/set 2017.

 

 

Segue abaixo relação de procedimentos e especialidades disponibilizadas pelo Município de Guanambi.

 

PROCEDIMENTOS E ESPECIALIDADES

Anestesiologista

Consulta ortopedia

 

 

Internamento Hospitalar

 

Clínica Geral

Biópsia de Mama

Consultas em Cirurgia Geral

Litotripsia

Consultas Endocrinologia

 

Clínica Cirúrgica

Cirurgia Eletiva

Densitometria óssea

Cirurgia Ginecológica

Duplex Arterial

Procedimentos de Radiologia

Cistoscopia

Duplex Carótidas

Procedimentos laboratoriais

Colonoscopia

Duplex Venoso

Punção Mamária

Consulta Dermatologia

Ecocardiograma

Punção Tireóide

Consulta Fonoaudiologia

Eletrocardiograma

Respira Bahia

Consulta Gastro

Eletroencefalograma

Retirada de corpo estranho

Consulta Mastologia

Endoscopia

Retossigmoidoscopia

Consulta Nefrologia

Estudo urodinâmico

Ressonância Magnética

Consulta Neurologista

Exames ultrassonográficos

Paquimetria

Consulta Otorrinolaringologia

Fisioterapia

Tomografia

Consulta Pré-Natal de Alto Risco

Campimetria

Videolaringoscopia

Teste Ergométrico

Holter 24h

Clister opaco

Ultrassonografias

Ligadura Elástica

Oftalmologia

Consulta Reumatologia

Mamografia

Consulta Especialista em Joelho

Consulta Urologia

MAPA

Curva Tensional

Consultas Cardiologia

Pequena Cirurgia

 

Consulta Psicólogo

Pneumologia

 

Consulta Psiquiatra

Retinografia

 

Consultas em Angiologia

Epterigio

 

 

A Central de Marcação e Regulação do Município de Guanambi, busca a cada dia acolher a polução e municípios pactuados com empenho e dedicação.